Telefone

(31) 3409-5702

E-mail

biblio@qui.ufmg.br

Horário de funcionamento

Seg a Sex: 08h às 17h

Normalização de trabalhos acadêmicos

Com a criação do Repositório Institucional da UFMG, visando a padronização dos trabalhos de conclusão de curso, todos deverão seguir as orientações para normalização de trabalhos acadêmicos conforme as instruções aos autores disponíveis no Repositório institucional da UFMG.

No canal do Youtube abaixo indicado estão disponíveis vídeos completos e explicativos sobre normalização para criar sumários, elaborar um fichamento, colocar o número de páginas em seu trabalho, etc.:

Indicamos também uma ferramenta de acesso gratuito que pode ser usada para a detecção de plágio chamada de CopySpider. 

  • O software CopySpider foi criado por um brasileiro chamado Clever Marcos Teixeira. É um software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Ele pode ser configurado para o Inglês ou Português (Brasil). Também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada). Sugere-se a análise de possível existência de plágio para documentos com semelhança acima de 3%. O programa aceita como entrada os arquivos nos formatos DOC, PDF, TXT, HTML, RTF, DOCX, PPT, PPTX, XLS e XLSX, sendo compatível com os sistemas Windows XP, Vista, 7, 8, 2000, 2003 e 2008.
  • Sitehttp://www.copyspider.com.br
  • Custo: Gratuito
  • Fonte: Disponível em: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/anti-plagio/

Logo abaixo, link para baixar gratuitamente o software CopySpider mediante um breve cadastro e confirmação pelo email cadastrado no site:

Logo abaixo,  link para o vídeo oficial com demonstração de como funciona o software CopySpider:

Também Logo abaixo, um link com uma demonstração de como baixar e utilizar o software disponível no Youtube: